domingo, 14 de fevereiro de 2016

Reacender o desejo 2 - Avaliação pessoal e da relação.

- Maria, em doze anos de casamento, o meu marido ainda não percebeu como é que sou na cama.
- Já lhe disseste?
- Não. Doze anos deviam dar para ele adivinhar ou perceber.
- Isso de que os companheiros sexuais têm que adivinhar os desejos dos outros é treta. O melhor é dizeres-lhe!
- Maria, dizer-lhe, dizer-lhe,... não posso fazer isso.
- Porquê? Ana.
- Agora é tarde demais.
- Tarde demais?
- Sim, se eu lhe dissesse agora algumas coisas, ele ia perguntar porque é que eu não lhe disse antes...



A falta de tesão deve ser sempre resolvido por ambos, pois não adianta um esforçar-se, se o outro não faz nada. Todavia, quando o desejo sexual existe para outros alvos, mas não para aquela pessoa é essencial fazer uma avaliação pessoal da relação e de si próprio.
No campo da relação é preciso decidir o que realmente queremos. Se partimos para outra relação ou se pelo contrário, investimos no trabalho de recuperar o tesão pelo parceiro.
No campo pessoal é necessário descobrir se não existem causas físicas que inibam a produção de testosterona, mágoas, ou até alguma forma de punição do parceiro que provoque essa baixa de líbido. Tudo isto deve ser avaliado com o objetivo de tomar atitudes no sentido de promover mudanças.
Invista em si na saúde, bem-estar, aparência, corte de cabelo, estilo de roupa etc…
Lembre-se dos primeiros tempos em que a paixão pela sua cara-metade não deixava nada ao acaso. Quando o relacionamento avança no tempo e na intimidade, homens e mulheres esquecem os comportamentos e atitudes de conquista. Só souberam impressionar o parceiro quando este era praticamente um desconhecido. [Relações e liberdade]
Passados os primeiros tempos o sentimento de grandeza extingue-se quando convivemos com as fragilidades e defeitos do parceiro. Não fomos educados para sentirmos tesão pelo que realmente somos, incompletos, frágeis e falíveis.
Não adianta ficar à espera que o tesão reapareça magicamente. É preciso realizar mudanças e aí vale tudo desde a alteração de atitude, fantasiar, mudar de lugares e de práticas, enfim, tudo.


Posts da série:

Reacender o desejo 1 - Introdução.
Reacender o desejo 2 - Avaliação pessoal e da relação.
Reacender o desejo  3 - Admiração
Reacender o desejo 4 - A educação familiar e judaico cristã.
Reacender o desejo  5 - Desejo por outros



Sem comentários:

Enviar um comentário