terça-feira, 1 de março de 2016

Reacender o desejo 4 - A educação familiar e judaico cristã.


“Manel como gostava de te contar os meus devaneios. Tenho mil fantasias em torno do sexo... Sonho comigo a despir-me lascivamente para os teus olhos gulosos. Sonho com sexo ao luar na praia e com tantas outras tantas situações obscenas. Acordo excitada e agarro-me a ti. Como poderei partilhar isso contigo. Sempre me foi dito: Quem faz isso são as mulheres perdidas, as mulheres de má vida…
Também não sei se valeria a pena partilhar contigo, tenho medo do momento seguinte. Sinto a pureza do teu amor familiar por mim a impedir-te de ver o meu outro lado…O que irias pensar de mim! Como te iria encarar?”

Todos temos desejos inconfessáveis, reprimidos que nos recusamos a confidenciar ao nosso parceiro. Foram séculos de cultura onde o sexo era considerado abominável, onde só com muita indulgência foi permitido no casamento e, mesmo assim, só para fins de procriação.
O preconceito judaico-cristão de que o sexo é pecaminoso não só é absurdo como é causa de sofrimentos que se iniciam na infância e continuam pela vida afora. Desde cedo na nossa cultura e na educação familiar, as crianças aprendem a associar sexo a algo sujo e perigoso. Graças a todos os preconceitos criados, vive-se como se o sexo não existisse, e ninguém fala com tranquilidade sobre o assunto. Pior ainda, a repressão sexual foi tão bem sucedida que não se percebe a sua existência e influência.
Precisamos reconhecer que fomos educados dentro da moral judaico-cristã onde o sofrimento é uma virtude e o prazer um pecado para não cairmos na armadilha do sexo missionário no escuro.
Carregamos as nossas velhas inibições e preconceitos impostos para as nossas relações. Quando o fogo da paixão inicial se extingue, fazer eclodir o desejo no meio de uma relação familiar parece inatingível. Derrubar essas barreiras acaba por ser mais fácil com outra pessoa com quem não estamos tão reprimidos e não partilhamos os papéis de esposa, marido, mãe ou pai impostos pela nossa educação cultura judaico-cristã.

Posts da série:


Reacender o desejo 1 - Introdução.
Reacender o desejo 2 - Avaliação pessoal e da relação.
Reacender o desejo 3 - Admiração
Reacender o desejo 4 - A educação familiar e judaico cristã.
Reacender o desejo  5 - Desejo por outros

Sem comentários:

Enviar um comentário