sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Aprender com a ida pró c*#_lho

- Maria, hoje no trabalho só me apeteceu mandar um colega, para o ca*_#ho.
- Devias ter mandado. Ele ia e até podia aprender algumas coisas com ele!
- Bem, estás a gozar comigo.
- Não estou, Manel.
- Explica-te…
- Geralmente quem recebe a ordem para uma missão destas é sempre alguém que nos provocou indignação, pela sua falta de qualidades ou irritação provocada por um comportamento inconveniente para o nosso ego. Nunca é muito agradável ser mandando para esse sítio mas uma vez lá podemos aprender com algumas qualidades do dito cujo.
Demos-lhe a palavra:

Honestidade - Não engano quando quero atingir um objetivo. Não consigo fingir, ou gosto ou não gosto.
Paixão – Atiro-me literalmente de cabeça arrebatado pelo momento, com toda a paixão e sem farsas.
Humildade - Este é o meu tamanho divirto-me como posso. É assim que eu sou, não me posso ocultar atrás de traumas ou defeitos. Sei que não existem mezinhas ou exercícios que me façam parecer maior.   
- Inicio os meus projetos com convicção, sem me preocupar com o resultado, mesmo não estando tudo a meu favor.
Partilhar - Como vencedor sei as minhas capacidades e por vezes sei que nem sempre sou suficiente, então partilho e coopero com dedos e língua.
Desprendido - Quando chega a hora recolho-me e aguardo por novo chamamento, não crio expectativas ou casos, falo pouco e quando é preciso mostro para o que venho.
Relaxado - Gosto de trabalhar relaxado. Para me mostrar necessito de paz, nada de me tentarem obrigar. Exigências, birras, pressões, chantagens agridem-me e eu prefiro recolher-me e ignorar.

- Maria sabes que o termo “caralho” veio do nome do cesto da gávea do mastro maior das caravelas?
- Errado Manel. Isso é um mito muito difundido na internet. O termo já aparecia no século X e existe em todas as línguas românicas. Mais tarde, no século XIII é mencionado nas cantigas de escárnio e maldizer. Até sei uns versos de cor:

“Maria Negra é bem desventurada.
Porque anda tantas piças a comprar
se, nas suas mãos, de tanto as usar,
elas lhe morrem, triste malfadada?
A um caralho grande que comprou,
ontem, ao serão, logo o esfolou
e tem outra piça já amormada.”
- Ou este outro:
"Para Vós Dona abadessa,
eu, o D. Fernando Esquio,
estas prendas vos envio,
porque sei que esta remessa
vós, dona, a merecereis:
quatro caralhos franceses,
sendo dois para a prioresa."

- Manel, se quiseres saber mais, pesquisa na net.


Sem comentários:

Enviar um comentário