sábado, 28 de março de 2015

A vergonha e o medo nas relações



Maria chora em voz baixa.

- Já não me amas Manel. Mal me vês!
- O que queres dizer com isso? Eu farto-me de trabalhar todos os dias!
Sem entender nada da resposta dele. Ela responde:
- Irias trabalhar de qualquer forma, não?
- Nunca nada chega para ti, exiges demais!
“Eu, Manel devia era dizer à Maria porque a amo, porque estou com ela, porque ela é importante para mim! Mas eu tenho tanta dificuldade em dizer isso, nem eu sei bem porque gosto dela. O melhor é ficar calado isto já não leva a nada. “

Por detrás destes pensamentos Manel sente um profundo sentimento de vergonha, porque inconscientemente acha que falhou. Suspira de impotência sem saber o que fazer, muitas coisas passam pela sua cabeça, claro que ele ia trabalhar todos os dias mesmo que a relação terminasse mas não era mesma coisa. Quando o Manel se sente fracassado isola-se e cala-se,  não quer falar, nem pensar, por vergonha. Isso gera na Maria ansiedade e nervosismo pois o Manel não fala, não comunica e afasta-se dela. Ela sente-se isolada o que aumenta o seu medo de ficar sozinha. Ela então tenta falar com o Manel. Este, irritado com a insistência, eventualmente, será rude, talvez os dois se ofendam mutuamente iniciando um ciclo vicioso de ressentimentos que alimentam  a vergonha e o medo um do outro.
Como quebrar o ciclo?
Sempre que Manel vê a Maria ansiosa e nervosa, em vez de se sentir envergonhado dá-lhe um abraço e neste caso podia dizer-lhe:

- É verdade Maria. Eu ia para o trabalho todos os dias como habitualmente, mas se tu não estivesses comigo o significado não era o mesmo.
- Sabes, tenho muita dificuldade em descobrir e dizer o que valorizo em ti,  porque tu és o motivo pelo qual valorizo tudo o resto. Estar na relação contigo faz com que tenha mais prazer em mexer no carro, arranjar algo, cozinhar, ver um filme. És tu que dás significado à minha vida.

Sempre que a Maria percebe a vergonha do Manel, em vez de se sentir só e ansiosa deve dar-lhe espaço para ficar sozinho, atividades que o façam sentir útil e mostrar-lhe o quão importante ele é para ela.
Sempre que Manel percebe o medo e ansiedade de Maria pode mostrar-lhe que está ali para ela, com um abraço, um pequeno presente, uma oferta de um chá, um pequeno gesto. Mostrar-lhe que está ligado a ela.



Sem comentários:

Enviar um comentário