sábado, 21 de março de 2015

Enrolados no Machismo




- Manel, a primeira vez que saíste comigo, pensei que não estavas interessado em mim!
- Lembro-me! O nosso primeiro jantar a dois.
- Quando não te ofereceste para pagar a conta e a dividimos achei que eramos apenas amigos…
- Isso é uma afirmação muito machista!
- Não é nada!
- Sim, machista, estás a afirmar que eu pagar a conta simbolizava o meu interesse por ti?
- Não sejas bruto, eu era mais nova e achava isso romântico…

As atitudes do cavalheirismo escondem sempre o machismo, pois partem do princípio que a mulher é sempre fisicamente, economicamente e, no geral, mais débil ou incapaz. Mesmo sendo o homem mais fraco ou a ganhar menos, este tem de pagar a conta ou carregar as malas. O cavalheirismo nunca poderia ter surgido numa sociedade em que as mulheres não fossem consideradas inferiores.
Algumas mulheres interiorizaram  e romantizaram o cavalheirismo tanto que podemos encontrar pequenas grandes pérolas machistas a sair das suas boquinhas femininas.

“- Ele nem pagou a conta, tivemos que dividir. Se fosse para dividir tinha saído com as minhas amigas!
- Mas tu não gostas dele?
- Não! Eu gosto de homens a sério que me tratem como eu mereço.
- Fico deliciada quando se pede a conta e o empregado a entrega ao homem. É sempre uma indirecta.
- Eu tive mais sorte, foi à discoteca e pagaram-me as bebidas.”


- Maria eu devia tratar-te como trataria o Tó Zé o meu amigo insuflado do ginásio.
- Porquê?
- Assim garantia que te tratava com igualdade de género. Eu não ajudaria o Tó Zé a abrir uma porta nem a carregar as malas a menos que ele estivesse doente ... Tu és independente, inteligente, sabes abrir portas e fazer as malas de modo a puderes carregá-las. Eu, ao não te fazer nenhuma destas coisas, estou a contribuir para não te sentires inferiorizada e insultada.
- Sabes Manel eu tenho uma coisa que Tó Zé do ginásio não tem.
- O quê?
- Uma vagina!
- E !?!?!
- Posso oferecer ou aceitar sexo, algo que tu desejas visceralmente, certo?
- E estás a insinuar que devo relacionar-me contigo de modo diferente do Tó Zé por isso?
- Hahahaha, sim, obviamente!

As relações, sem machismo entre os dois sexos, dependem também das mulheres e de como nós, homens, temos de saber que tratar as mulheres com igualdade nunca será tratá-la como se trata o Tó Zé do ginásio.


Sem comentários:

Enviar um comentário