sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Manel e a inteligência emotional

Desenho de Yuka Yamaguchi



- Está muito frio aqui, Manuel.
- Como podes dizer isso. Estão 21 graus!



Manel acredita que está a provar à Maria que não está frio. Mas, na verdade, estão a falar de coisas diferentes. A Maria está a relatar uma sensação enquanto ele está a analisar a temperatura ambiente. Estamo-nos a referir a diferentes áreas de percepção e de  experiência humana.
O facto de estarem 21ºC no quarto não tem nada a ver com a sensação de frio de Maria. A afirmação de cada um deles contém diferentes
 informações acerca do frio. Os casais cometem um erro terrível quando pensam que um tipo de resposta será superior ao outro, seja ela emocional ou racional, pois cada uma é importante por si mesma.Então, porque é que os dois estão a sentir um certo incómodo, irritação e  menosprezo em relação ao parceiro?
A resposta do Manuel é completamente reactiva; ele não pensou, ouviu e simplesmente reagiu. Reagiu  assim porque se sentiu ameaçado, com vergonha da sua incapacidade…
“Se ela está com frio, deve ser minha culpa; eu não consegui deixá-la feliz e protegê-la do desconforto”.

Claro que a resposta do Manuel acrescenta desconforto à Maria. Agora ela sente que ele não a valoriza, o que aumenta a sua ansiedade e gera uma sensação de incompreensão e solidão. A ansiedade, desconforto e medo da Maria vão alimentar a sensação de incapacidade e vergonha do Manuel e vice-versa.

Outro exemplo:
- Estou tão gorda, Manuel!
- Quanto pesas?
- 58 quilos!
- Como podes dizer isso se tens o mesmo peso, Maria?

Este exemplo ainda é mais complicado. Nem a Maria sabe qual a resposta que a iria satisfazer. Mas atrevo-me a arriscar que não há uma resposta que lhe diminuísse a ansiedade e o medo da solidão, geradas pela hipótese de Manel deixar de a desejar.

Sem comentários:

Enviar um comentário