quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A compra de roupa.

- Manel hoje vais comprar roupa! 
- Achas que preciso? 
- Precisas de umas calças e uma camisola! 
Mais tarde num Centro Comercial…
- Olha aquela camisola tão bonita? 
- Achas Maria? Vermelha? 
- Eu é que sei o que te fica bem! Vais experimentar, por favor. 
- Está bem. Não gosto muito da côr! Gosto mais da cinzento! 
- Nunca ouves o que eu digo Manel, para a outra vez vais sozinho compra roupa!

Maria sente-se bem a escolher a roupa do Manel, gosta de o ver com as roupas que escolheu. Gosta de ir ao supermercado e comprar tudo para a casa à sua maneira.
Ele vai-se acomodando, sente-se mimado e lá no fundo, bem guardadas, estão as memórias dos bons momentos em que a mãe tratava de tudo.

Como se vê pelo diálogo a Maria estimula a dependência do Manel, fazendo até chantagem. A curto prazo a Maria vai sentir-se bem, dominante e tem prazer em mimá-lo. A longo prazo quais as consequências desta atitude? O que vai acontecer quando a relação avançar e o Manel já não souber escolher roupa nem comprar coisas para a casa? Um dia a Maria não vai poder fazer isso e não pode contar com o Manel porque ele vai responder, nem sei quando precisa de roupa quanto mais como comprá-la. Fazer as compras para a casa segue pelo mesmo caminho.

Mais tarde Maria num aniversário familiar humilha-o suavemente sem intenção. -
- O Manel nem escolher roupa sabe. Nem imagino como seria ir ao supermercado…

Ela, inconscientemente, já acha que ele lhe é inferior, com o instalar da monotonia na relação a sua admiração por ele vai cair e sem admiração não há desejo nem amor… Para reverter este quadro o primeiro passo é sempre o mesmo, ambos devem estar conscientes do facto. Os homens devem estimular a sua independência e autonomia pessoal de uma forma segura e as mulheres devem estimular essas escolhas ao mesmo tempo que devem deixar de lado o seu forte instinto maternal de querer sempre proteger, melhorar e transformar o parceiro.


1 comentário:

  1. Vitor, gostei do artigo, penso e vale o que vale a minha opinião, que nas mulheres não é só instinto maternal, mas sim, um jogo de subjugação, os homens deste modo tornam-se dependentes, ao ponto de sentirem que sem aquela mulher não conseguem sobreviver..... digo/ chamo-lhe .... inteligência feminina Acrescento, este não é modus operandi das mulheres, pois existem homens que também o usam.... ehheheheh!!!

    ResponderEliminar