sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Porque estão casados há 50 anos?


“- Olha Manel a Ana e António já estão juntos há tantos anos.
- E ainda se aturam um ao outro!
- Não sejas bruto…..”

Quem não conhece um casal com uma relação de 50 anos, um de bengala e o outro curvado a coxear. Eles já passaram por muito juntos, vários acontecimentos ocorreram em seu redor, partilharam emoções, visões do mundo, preocupações e sensações. O mundo mudou em torno deles.
Os seus corpos foram magros, foram gordos, foram jovens e bonitos.
Passaram muito tempo naquela casa que já não existe. Já foram apaixonados, já se amaram, umas vezes loucamente, outras nem tanto, já fizeram muito sexo e já estiveram anos sem fazer sexo. Viram muitas coisas importantes a perder a importância...viram nascer, viram morrer.
Comparando o casal de velhinhos com o casal na adolescência há cinquenta anos, nos seus primeiros encontros na rua e na escola, às escondidas, com o casal que hoje passeia devagar de braço dado, com um a amparar carinhosamente o outro, não há qualquer semelhança. Tudo mudou!
Pensando melhor, enquanto todo se transformava à volta, enquanto os dois mudavam por dentro e por fora, eles continuaram juntos.
Porquê? Umas vezes por uma razão outra vez por outra. Umas vezes por amor, outras por preguiça. Apesar disso entre os dois eles mantinham-se um casal!
Eles estão juntos porque querem! A sua motivação principal é ficarem um com o outro. Então a base da sua longa união é quererem estar junto um do outro.
Gostamos sempre de pompa, de justificações místicas, com considerações tipo coisas do destino, almas gémeas, vidas passadas...
No entanto é simples e não tem nenhuma magia, é puro bom senso. A base de uma longa relação é apenas uma: estão juntos porque querem estar juntos.


Sem comentários:

Enviar um comentário