sábado, 18 de abril de 2015

Como perder uma discussão.



- Manel temos que ir ver esse filme? Li que esse filme é machista e estupido! Aposto que nos íamos divertir mais com outro filme.
— Hmmmm… o que sugeres?
— Ah, eu queria ver “Um mistério de mulher”, tem aquela loira que tu gostas!
— Porra! Comédia romântica? Vais-me fazer ver isso?
— Ai...! Não precisas de ser bruto! Não precisas de ver nada que não queiras. Nem de gastar o teu precioso tempo no cinema comigo.
 
Maria, como não consegue dominar o Manel pela força, quando discute com ele utiliza a sua superior capacidade de manipulação emocional. Uma das suas técnicas preferidas é responder atacando, por qualquer outra coisa. A reação imediata do homem é desculpar-se, defender-se ou rebater o argumento. Isso desvia a sua atenção do seu objetivo inicial. Vendo o homem enfraquecido, os ataques e as provocações da Maria nunca mais vão terminar. Por exemplo:

- Eu não gosto de te ver com essa blusa, ela mostra muito...
- Ah, achas é que eu estou gorda?      
- Não, eu nunca disse isso e não acho que estejas gorda.

Manel já está a justificar a sua posição para responder ao ataque, Manel já está concentrado em desculpar-se em vez de ignorar a resposta da Maria.

- Ah, então eu sou mentirosa também, é?  
- Não, não estás  a mentir. Eu só quero dizer que não gosto que uses essa blusa.

Tenta desesperadamente justificar-se para responder às arremetidas de Maria numa discussão sem fim.

- Por que estás a gritar comigo?
- Eu não estou a gritar contigo.
- Estás sim. Por que és sempre tão bruto?

Esta técnica de intimidação emocional feminina joga com as inseguranças masculinas e desvia a direção da conversa. Ela sabe que ele vai perder-se em justificações e quando perceber que a Maria não se vai calar, ele vai render-se, vencido pelo cansaço.


Sem comentários:

Enviar um comentário